TEXTOS INTERESSANTES
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO – MEC
SECRETARIA DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA – SEED
DIRETORIA DE INFRAESTRUTURA EM TECOLOGIA EDUCACIONAL – DITEC
PRGRAMA NACIONAL DE TECNOLOGIA EDCACIONAL - PROINFO
ORIENTAÇOES PARA ELABORAÇÃO DO PROJETO DE AMPLIAÇAO DOS LABORATÓRIOS - Proinfo
Visando promover o uso pedagógico das tecnologias de informação e incentivar a melhoria do processo de ensino – aprendizagem nas escolas de educação básica da rede pública, o Ministério da Educação, através da Secretária de Educação a Distância, criou o Programa Nacional de Tecnologia Educacional - Proinfo com a intenção de contribuir com a inclusão digital por meio da ampliação do acesso a computadores, conexão dos ambientes tecnológicos à rede mundial (internet) e de outras tecnologias digitais, beneficiando a comunidade escolar e a população próxima a elas.
Dessa forma, o Proinfo já distribuiu laboratórios padrão de informática para a mais de 30.000 escolas publicas de todo o país, atingindo a universalização no ensino médio e nas escolas de 5ª. A 8ª séries. De acordo com o plano de Desenvolvimento da Educação (PDE), até 2010 todas as escolas terão laboratório e conexão à internet em banda larga.
Objetivando uma melhoria no atendimento, considerando que as escolas se diferenciam, entre outros fatores, pelo número de alunos matriculados, o Proinfo está agora procedendo à ampliação dos laboratórios já existentes, de modo a melhorar a relação computador/aluno. Inicialmente, beneficiará escolas que tenham mais de 1000(mil) alunos e apenas um laboratório de informática. Entretanto, para ser contemplada, cada unidade escolar deveá elaborar, em conjunto com sua respectiva Secretaria de Educação (Municipal ou Estadual )um projeto específico, contendo o seguinte detalhamento:
- Ø Coordenador responsável pelo projeto;
- Ø Equipe de elaboração do projeto;
- Ø Objetivo do laboratório;
- Ø Metodologia que será utilizada no laboratório;
- Ø Projeção do número de alunos matriculados que farão uso do laboratório;
- Ø Equipamentos já existentes no laboratório;
- Ø Material didático já existente no liberatório;
- Ø Aquisição de mobiliário e segurança do laboratório;
- Ø Infraestrutura do laboratório para instalação dos equipamentos;
- Ø Necessidade de ampliação ou reforma do ambiente do laboratório. Sendo esse o caso especificar o prazo necessário para a conclusão de reforma;
- Ø Apresentar fotos que comprovem a infra-estrutura do laboratório a ser equipado/ampliado.
O proinfo prevê, para efetivação da ampliação, uma contrapartida do poder público local, consubstanciada nos seguintes pontos:
- Ø Adequação dos espaços físicos;
- Ø Manutenção permanente da estrutura física;
- Ø Manutenção dos equipamentos após o período de garantia;
- Ø Garantir a liberação dos professores para capacitações.
O projeto de ampliação, elaborado nesses termos, deverá ser encaminhado pelo Secretário de Educação Municipal, mediante ofício dirigido ao secretário de Educação a Distância do Ministério da Educação. O endereço para postagem é Esplanada dos Ministérios, Bloco L, Edifício Sede, sala 119, CEP 70047-900, Brasília-DF.